Arvore Genealógica
Apresentaremos aqui a linhagem do Kung Fu Hung Gar como foi passado do Monge Ji Sim (Gee Sim) do Templo Shaolin de Fukien para seus estudantes e os seus descendentes:
Cada estilo de Kung Fu possui a sua Árvore Genealógica, pois é muito importante para que cada professor ou Sifu conheça a origem do estilo que pratica. "Não merece crédito aquele que ignora a genealogia e a história do estilo em que se dedica.
Dentre inúmeras facetas que pespontam o riquíssimo folclore da China milenar, a história de sua arte marcial certamente se inclui entre as mais curiosas e cativantes. No entanto, a barreira idiomática, a fragilidade da documentação histórica e o próprio orgulho altivo do sofrido povo chinês contribuem para maximizar as dificuldades de tal empreitada.
É incontável o números de estilos de Kung Fu existentes na China. A origem dos nomes desses estilos estão atadas a lugares e pessoas; alguns são atribuídos a partir de uma determinada técnica, de algum herói lendário ou mesmo de animais, objetos, ou seitas religiosas.
Existem até estilos com nomes diferentes e técnicas muito semelhantes, quase sempre porque na origem estavam unidos e posteriormente dividiram-se em diferentes linhas de sucessão. Aliás, a história de um estilo acompanha a história de seus sucessores e seus grandes feitos. A linha sucessória, também denominada genealogia, é o mais importante registro a que tem acesso o representante de um determinado estilo; condição imperativa do respeito popular e confiabilidade didática. Na China homem algum se atreveria a tentar ensinar qualquer arte marcial sem estar incluído na hierarquia genealógica de um estilo.
Embora alguns professores ou mestres possuam certificados que atestam seu nível de proficiência no domínio da arte, a elite marcial busca a tutela de mestres de reconhecida genealogia, desdenhando diplomas e certificados. A preservação dos registros genealógicos do estilo é das tarefas mais disputadas pelos discípulos de um Mestre prestes a morrer. Sabendo-se da existência de estilos que datam de dezenas de séculos, a preservação dos dados torna-se dificultosa porque ao nome de cada sucessor é costume anexarem-se dados biográficos e históricos, além de relatos sobre seus feitos, muitas vezes documentados e avalizados por testemunhas.
Shifu Paulo J. Silva, representante oficial do grão-mestre Chiu Chi Ling para a América do Sul no estilo Hung Gar, faixa preta 8º Duan.