20th INTERNATIONAL CUP BRAZIL OF KUNG FU - 2024


REGRAS DE COMPETIÇÃO DE SANDA (BOXE CHINÊS)

01. Peso oficial masculino: Até 48 kg / até 52 kg / até 56 kg / até 60 kg / até 65 kg / até 70 kg / até 75 kg / até 80 kg / até 85 kg / até 90 kg / acima de 90 kg. Infanto-Juvenil (de 12 a 14 anos), Juvenil (de 15 a 17 anos) e Adulto (a partir de 18 anos) - intermediário e avançado.

02. Peso oficial feminino: Até 48 kg / até 52 kg / até 56 kg / até 60 kg / até 65 kg / até 70 kg / até 75 kg / acima de 75 kg. Infanto-Juvenil (de 12 a 14 anos), Juvenil (de 15 a 17 anos) e Adulto (a partir de 18 anos) - intermediário e avançado.

03. Equipamentos obrigatórios de proteção: Protetor bucal, capacete aberto, caneleira com protetor no pé, protetor de virilha por dentro dos shorts, luvas fechadas tipo boxe (categorias até 65 kg = 08 onças e acima de 70 kg = 10, 12 ou 14 onças) e protetor de tórax (peito).

04. Tempo de luta: Cada luta terá a duração de 3 rounds de 2 minutos por 1 minuto de descanso. O atleta que obtiver o maior número de pontos vencerá o round, e aquele que ganhar os 2 primeiros rounds será o vencedor da luta (combate).

05. Uniformes para as competições de Sanda: Shorts e camiseta regata de Kung Fu. TODOS OS COMPETIDORES DE SANDA DEVERÃO TER UM UNIFORME NA COR VERMELHA OU AZUL. É proibido o uso de uniformes de outras modalidades, além destes conterem palavras que não façam referência as artes marciais chinesas, tais como Muay Thai, MMA etc. Os atletas que estiverem usando trajes diferentes do obrigatório durante as competições serão desclassificados, sem exceção.

Observações: Equipamentos em mal estado de conservação e/ou que ofereçam riscos à segurança dos atletas não serão aceitos.

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO E PUNIÇÕES

> Golpes proibidos: 1) Atacar o oponente com a cabeça, cotovelos, joelhos ou aplicar torções às articulações; 2) Derrubar o oponente de cabeça ou deliberadamente jogar seu peso sobre ele; 3) Chutar a cabeça do adversário enquanto ele está caído no chão; 4) Bater continuadamente a cabeça do adversário com as mãos; 5) Golpear atrás da cabeça, no pescoço, na garganta e virilha; 6) Sequência de socos na cabeça.

> O Competidor ganhará 3 pontos se: 1) O adversário sair da plataforma uma vez no round; 2) Golpear o oponente com chute giratório na cabeça do adversário; 3) Fizer o seu oponente cair com uma técnica que também o leve ao chão (queda de sacrifício, etc), mas imediatamente se levante.

> O competidor ganhará 2 pontos quando: 1) O adversário cai, tocando o solo com qualquer parte do corpo menos os pés, enquanto o outro fica de pé; 2) O lutador acerta um chute no tronco ou na cabeça do adversário; 3) O adversário recebe uma falta grave (cartão vermelho); 4) O árbitro é forçado a abrir contagem para seu oponente uma vez.

> O lutador ganha 1 ponto se: 1) Golpear o adversário com as mãos uma vez em uma parte do corpo permitida; 2) Chutar a coxa do oponente com técnica bem definida; 3) O oponente recebe uma falta leve; 4) Se o oponente cai de propósito e permanece caído por mais de três segundos; 5) Se, utilizando técnica, o lutador e seu adversário caem, mas o adversário cai primeiro; 6) Por falta de combatividade, o árbitro espera oito segundos sem combate, então dá um comando ordenando que o lutador seja mais ativo no luta, se passados oito segundos após ter recebido ordem do árbitro para atacar o lutador permanecer passivo, seu adversário recebe um ponto.

> Não é marcado ponto quando: 1) Os lutadores golpeiam-se ao mesmo tempo; 2) Ambos caem ao mesmo tempo, exceto se um cai por consequência de técnica do outro; 3) Ambos saem da plataforma; 4) Uma queda é completada após dois segundos; 5) Um lutador cai ao usar uma técnica que exige queda de sacrifício e não tem sucesso; 6) Atacar o adversário quando o mesmo estiver sendo agarrado; 7) Não fica clara a técnica usada e o lutador não consegue atingir seu adversário.

> Faltas técnicas: 1) Atrasar-se deliberadamente para a luta; 2) Requerer interrupção em uma posição de desvantagem; 3) Segurar o braço do adversário passivamente; 4) Gritar durante a luta; 5) Desrespeito ao árbitro ou desobedecer a suas ordens; 6) Perder deliberadamente equipamento de proteção.

> Faltas pessoais: 1) Atacar antes do sinal de início ou depois do sinal de interrupção do árbitro; 2) Atacar usando técnicas ilegais; 3) Golpear o oponente em partes proibidas.

> Métodos de punições: 1) Uma falta leve será dada para falta técnica (cartão amarelo); 2) Uma falta grave será dada para uma falta pessoal (cartão vermelho); 3) Um competidor ganhará a luta se seu oponente tiver sido penalizado acima de seis pontos; 4) O competidor que receber 3 faltas pessoais será desqualificado do combate; 5) A penalidade para o uso de substâncias ilegais antes ou durante uma competição é a desqualificação e expulsão de todos os eventos.

> O combate será suspenso nos seguintes casos: 1) O competidor cai ou sai do ringue; 2) O competidor recebe uma punição; 3) O competidor agarra o adversário sem intenção de ataque por mais de 2 segundos; 4) O competidor é lesionado; 5) O competidor cai de propósito (com intenção de ataque) e permanece caído por mais de 3 segundos; 6) O competidor pede suspensão da luta por razões objetivas; 7) O árbitro chefe corrige algum erro ou omissão do árbitro central; 8) Há problemas ou perigo no ringue que precisam ser resolvidos; 9) Após receber ordem de ataque o competidor permanece passivo por mais 8 segundos.

> Nocaute técnico (vitória absoluta): 1) Um lutador aplica eficazmente três vezes na luta ações de três pontos; 2) Quando há uma grande diferença técnica entre os dois competidores, o árbitro central pode, com a aprovação do árbitro chefe, proclamar o lado mais forte vencedor da luta; 3) Se um dos lutadores derruba o outro com um golpe legal e este permanece caído ou levanta inconsciente após contagem de dez segundos; 4) Se um lutador machuca-se ou encontra-se doente durante a luta e não tem condições de continuar o combate, quando constatado pelo médico do evento.

> Vencedor ou perdedor de um round: 1) O resultado de cada round será decidido de acordo com o julgamento dos árbitros laterais; 2) Se um dos lutadores recebe um golpe forte (legal) e o árbitro abre contagem de segurança de 8 segundos 2 vezes, seu oponente ganhará o round; 3) O competidor que sair do ringue duas vezes no mesmo round será o perdedor do round.

> Vencedor ou perdedor da luta: 1) O competidor que ganhar primeiro 2 rounds em uma luta será o vencedor; 2) O competidor vencerá a luta se seu oponente for lesionado ou não estiver apto a continuar por decisão médica; 3) Se durante a luta o competidor fingir ter sido lesionado por ações faltosas, o adversário será proclamado vencedor da luta depois do caso ter sido analisado pela equipe médica; 4) Se durante a luta um dos lados for lesionado por ações faltosas de seu adversário e não estiver em condições de continuar na luta, por ordens médicas, o lesionado será o vencedor da luta, mas não poderá participar da próxima luta.

> De acordo com as regras do evento: Instruções e demais manifestações verbais do coach na hora que seu atleta estiver competindo são proibidas. Lembrando também que o técnico do lutador deve ter mais de 18 anos.