20th INTERNATIONAL CUP BRAZIL OF KUNG FU - 2024


REGRAS DE COMPETIÇÃO DE SHUAI JIAO

01. Peso oficial masculino: Até 48 kg / até 52 kg / até 56 kg / até 60 kg / até 65 kg / até 70 kg / até 75 kg / até 80 kg / até 85 kg / até 90 kg / acima de 90 kg. Infanto-Juvenil (de 12 a 14 anos), Juvenil (de 15 a 17 anos) e Adulto (a partir de 18 anos) - intermediário e avançado

02. Peso oficial feminino: Até 48 kg / até 52 kg / até 56 kg / até 60 kg / até 65 kg / até 70 kg / até 75 kg / acima de 75 kg. Infanto-Juvenil (de 12 a 14 anos), Juvenil (de 15 a 17 anos) e Adulto (a partir de 18 anos) - intermediário e avançado

03. Tempo de luta: Cada luta consiste de dois rounds com duração de três minutos cada round, com 30 segundos de descanso entre cada round. Caso haja empate nos dois rounds, haverá o 3 round. O ganhador de dois rounds determina o vencedor.

04. Uniformes para as competições de Shuai Jiao: O competidor deverá apresentar-se devidamente trajado com colete e calça de Shuai Jiao.

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO E PUNIÇÕES

> Sobre a competição: 1) O árbitro central chama os lutadores ao ringue, o de vermelho entra pelo lado direito e o de azul pelo lado esquerdo; 2) A luta será continua; 3) O tempo será parado apenas por falha no uniforme, ou advertência médica; 4) O ganhador do round é determinado por aquele que receber mais pontos; 5) Se um competidor tiver seis pontos a mais que o outro, ele ou ela é declarado ganhador do round; 6) Se nenhum competidor ganhar dois rounds, será feito o terceiro round; 7) O árbitro central determinará o vencedor baseado no competidor que fizer o primeiro ponto; não há limite de tempo.

> Técnicas permitidas: 1) Shuai Jiao (arremessar, lutar e permanecer agarrado); 2) Kuai Chiao (técnicas de arremesso); 3) Da Shuai (arrastar/derrubar); 4) Na Shuai (manipulação da articulação para arremessar/arrastar/derrubar); 5) Dien Shuai (manipulação de pontos de pressão para arremessar/derrubar); 6) Os competidores podem usar o colete do oponente, faixa, ou membros para executar uma técnica.

> Marca 1 ponto: 1) O oponente tocar o chão com uma das mãos; 2) O oponente tocar o chão com o joelho; 3) O oponente pisar fora da área; 4) O oponente tocar o chão com o cotovelo; 5) O competidor arremessar/arrastar/derrubar e cair por cima do oponente.

> Marca 2 pontos: 1) O oponente tocar o chão com as duas mãos; 2) O oponente tocar o chão com os dois joelhos; 3) O oponente tocar o chão com os dois cotovelos; 4) O oponente tocar o chão com uma mão e com um joelho; 5) O competidor arremessar/arrastar eficazmente o oponente e permanecer de pé.

> Marca 3 pontos: O oponente gira no ar e o atleta que executou a técnica mantém o equilíbrio.

> Não marca ponto: Ambos os competidores caem simultaneamente sem o uso de técnica.

> Técnicas ilegais: 1) Bater no oponente com a cabeça, dedos, palma, punho, antebraço, cotovelo, joelho, canela ou pé, morder, cuspir ou xingar ou tentar deslocar juntas ou quebrar ossos; 2) Puxar o cabelo; 3) Agarrar as calças do oponente; 4) Agarrar o oponente para não cair; 5) Agarrar com as mãos e segurar por mais de 5 segundos.

> Avisos e penalidades: 1) O árbitro central pode dar um aviso ao atleta ou à mesa, ou desqualificar um competidor dependendo da gravidade da infração ou ofensa; 2) Primeiro aviso: nenhum ponto de penalidade; 3) Segundo aviso: um ponto de penalidade; 4) Terceiro aviso: desqualificação.

> Faltas (advertência verbal - nenhuma dedução de ponto): 1) Começar a lutar antes do árbitro dar o sinal; 2) Continuar depois que o árbitro deu o sinal; 3) Agarrar as calças do oponente.

> Penalidade leve (o oponente recebe um ponto): 1) Tocar o rosto do oponente; 2) Puxar o cabelo; 3) Puxar o oponente após ser arremessado; 4) Pisar no pé do oponente; 5) Parar a luta antes do árbitro; 6) Agarrar com as duas mãos e segurar por mais de 5 segundos.

> Penalidade grave (o oponente recebe dois pontos): 1) Golpear intencionalmente com o chute, cotovelo, joelho e mão; 2) Bater no oponente enquanto ele estiver caído no chão; 3) Treinar fora das regras com uma intenção óbvia de perturbar ou influenciar a competição.